sexta-feira, 16 de março de 2018

Cozer Pota

Quando comecei a viver sozinha e tinha que cozinhar para mim, li algures que se devia cozer o polvo sem água. Nesse dia, fiquei com um belo polvo estorricado, jurei para nunca mais!

A minha mãe é uma grande cozinheira e ela é que sabe! E eu faço como ela me ensinou!

Entretanto, de lá para cá, vulgarizou-se o consumo de pota que, apesar de não ser bem a mesma coisa, substitui muito bem o polvo. Muito mais económico pode ser trocado pelo polvo em todos os pratos, como mostrado na Pota à Lagareiro.

Ingrediente:

350 ml de água
800 g de pota
uma folha de louro
cebola
panela de pressão

Se a pota estiver congelada, uso a panela de pressão grande. Se estiver descongelada, uso uma mais pequena. Apenas uma questão de logística. Congelada não cabe na panela pequena :P

Ponho tudo dentro da panela, sem sal.

Se tiver cebola aberta de outro cozinhado, uso! Se não tiver, não descasco uma cebola de propósito, cozo mesmo sem cebola.

Assim que ganhar pressão, conto 20 minutos e desligo. Deixo que a pressão saia sozinha.

Fica tenrinha e é só utilizar.

Pode ser congelada com a água da cozedura, depois de fria, cortada ou não.



3 comentários:

  1. Uma folha de louro tb dá saborzinho...

    ResponderEliminar
  2. O erro de cozer o polvo sem água deve ter sido o lume muito alto ,posso lhe garantir que há muitos anos que confeciono polvos sem água nenhuma na panela normal e quando acaba de cozer o polvo está coberto de água 👌👌👌👌

    ResponderEliminar