terça-feira, 20 de setembro de 2016

Berbigão

Não lhes chamo Berbigão à Bulhão Pato porque o original usa azeite e eu prefiro margarina.

Há algo no cheiro de margarina, alho e coentros que me faz feliz.

Não sou grande apreciadora de marisco. Uns camarões, umas ameijoas brancas ou vietnamitas, uns berbigões ou umas conquilhas e para mim chega.

Faço, todos os bivalves, da mesma maneira.

Os bivalves de aquacultura geralmente já vêm depurados. Por isso, neste caso, não cheguei a fazê-lo, mas deixo aqui um link, no caso de terem ido ao berbigão e sejam necessários limpar.

Ingredientes:

500g de berbigão
50g de margarina
6 dentes de alho
ramo de coentros

Começamos por esmagar os dentes de alho, pondo uma faca em cima do dente de alho e dando uma pancada seca. Picamos os coentros. Pessoalmente, neste prato, prefiro usar os caules dos coentros, acho mais aromáticos e uso as folhas para outro prato ou para congelar. Mas poderá usar as folhas picadas.
Por, numa panela grande o suficiente para os bivalves poderem abrir, os alhos esmagados, os coentros picados, a margarina cortada em cubos. E deixar derreter.
Atirar lá para dentro os pobres animais vivos e prestes a ser escaldados e mexer de vez em quando até estarem abertos. É rápido, menos de 5 minutos. Nunca fazer grandes quantidades de cada vez, senão muitos ficarão fechados. Mesmo que queira fazer vários quilos mais vale ir fazendo meio quilo de cada vez.
E estão prontos a ser servido com umas torradas bem barradas com manteiga para poder molhar no molho delicioso.
Nota: a água que sobra, coloco dentro de uma caixinha de plástico e congelo. Mesmo sem marisco, serve para fazer um arroz.





Sem comentários:

Enviar um comentário