terça-feira, 13 de setembro de 2016

Maionese

Uma das primeira receitas que me lembro de fazer é maionese

Tinha uns 11/12 anos e nem sequer sabia que se chamava maionese. Vi uma tia-avó fazer e achei que não era nenhuma dificuldade e desde que tentei a primeira vez, nunca me saiu mal.

Não entendo os grandes chefs que dizem que tem que se fazer assim e assado e ir pondo só umas gotas e ir aumentando e... balelas!

Maionese é simples, rápida e fácil. Até eu que sei fazer maionese, ao ver um chef num programa de televisão, fico com dúvidas se alguma vez serei capaz de fazer tal coisa :).

O segredo da maionese está na varinha mágica. Acredito que quem não tenha uma varinha mágica tenha que o fazer devagar até tudo estar ligado, mas com este pequeno aparelho, que quase toda a gente tem na cozinha, faz-se uma maionese super saborosa e rápida.

Eu gosto de uma maionese bem temperada e sem sal. Já devem ter reparado que cozinho com muito pouco ou mesmo sem sal.

Ingredientes:

1 ovo (sim, pode ser acabado de sair do frigorífico)
1 dente de alho
1 pedacinho de pickles ou uma colher de chá de sumo de limão
uma colher de chá de mostarda
óleo quanto baste (para esta consistência, cerca de 250 ml)
sal é opcional (eu não uso)


Dentro de um recipiente apropriado (de plástico, alto, estreito, mas que deixe o pé da varinha assentar todo na base), colocar o ovo, o dente de alho partido em 4 pedaços, o pedacinho de pickles picado ou o sumo de limão, a mostarda e um bocado de óleo. Deve ficar com cerca de um dedo de óleo no fundo do copo.

Triturar tudo com a varinha mágica. Vai parecer que está muito líquido, mas é normal.

Sempre batendo vai-se despejando o óleo em fio, não precisa ser um fio muito fino. E vai-se subindo a varinha mágica enquanto se bate a maionese, para dar espaço ao óleo para descer até às lâminas. Mistura-se duas ou três vezes rapidamente, tocando com o pé da varinha na base do copo e vai-se novamente subindo o pé devagar. Repetir isto até a maionese ganhar a consistência desejada.

Quanto mais óleo se misturar mais dura fica. Ter atenção que a partir de uma certa consistência a maionese não consegue absorver muito mais óleo, começa a ficar por cima e pode talhar.

Um recipiente deste género
Nota: se em vez de pickles de couve-flor, como eu fiz, colocar um pedaço de pimento vermelho em conserva e sumo de limão (ou mesmo um pedaço de pimento em pickles) ficará com uma maionese cor-de-rosa muito bonita e decorativa. Além de igualmente saborosa.

Dica importante: ovo cru deixa um cheiro muito característico na loiça por isso deve sempre lavar-se com água fria. Quanto mais quente estiver a água mais vai cheirar a ovo cru!

Sem comentários:

Enviar um comentário